terça-feira, 16 de junho de 2015

Viagem de carro pela Europa com bebê - Portugal - Cidadezinhas que conhecemos e valem a visita no eixo Porto/Lisboa.

Tirando as já conhecidas Coimbra e Fátima, no eixo Porto-Lisboa há diversas cidadezinhas que valem, e muito, a visita.

São elas, traçando um roteiro sentido Porto-Lisboa:
1) Braga - Guimarães (bate e volta do Porto ou hospedagem no local);
2) Santa Maria da Feira (bate e volta do Porto);
3) Coimbra - Fátima (hospedagem no local);
4) Batalha (manhã - caminho para Óbidos);
5) Alcobaça (manhã - caminho para Óbidos - almoço);
6) Óbidos (hospedagem num hotel da vila);
7) Évora (hospedagem em hotel vinícola da região).

Mapa extraído do Google Maps.

Portugal é um país excelente para se viajar de carro - as auto-estradas são maravilhosas, amplas e relativamente vazias (pensando na comparação entre o eixo Lisboa-Porto e o Rio-São Paulo, diria que são mais que vazias e sim desertas...). Primeiro que há mais de uma opção de estrada e segundo que nada elas têm a ver com a Dutra...(risos).

Bom, mas vamos começar pela região de Porto. Se sua base estiver lá, em menos de uma hora você pode visitar Braga/Guimarães e Santa Maria da Feira.

1) Braga - Guimarães - Na região existem dois santuários: o Bom Jesus e o Sameiro. Os dois santuários são lindos, no alto de montanhas. E a cidadezinha de Braga tem trenzinho para passear com crianças, bem como jardins LINDOS e pequenos restaurantes para um gostoso almoço (alguns inclusive se hospedam por lá):

Jardim de uma pracinha central.

Meu filhote correndo por lá, com cerca de um ano e meio.

Centrinho.


Fotos acima do Santuário de Braga. As abaixo são do de Sameiro.



No distrito de Braga há Guimarães - Lá há o Castelo de Guimarães, além de obras de arquitetura religiosa:

Foto de Marco Aldeia extraída da Wikipedia.


2) Santa Maria da Feira - lá há uma feira medieval super gracinha, num terreno onde há um castelo antigo no alto de uma colina (sobre o castelo, veja a página oficial aqui, com a história do lugar). Tudo é típico e personagens trajados como na época passeiam por entre os turistas. Aliás, você pode alugar as roupas e passear fantasiado por lá. A comida é bem original! O evento se chama Viagem Medieval e para consultar os dias e horários, clique aqui.




Olhem um sacerdote saindo pela porta... Parece assombração!rs

3) Passe em Coimbra e Fátima e hospede-se na região. Veja no link aqui os lugares para comer lá perto: experimente feijoada de camarões em Fátima, Chanfana em Miranda do Corvo e o leitão à bairrada na Mealhada.

4) Saindo de Coimbra/Fátima, passe por Batalha pela manhã - Mosteiro da Batalha:




Meu filho sentado no altar...

5) Saindo da Batalha, passe em Alcobaça, onde também há um lindo Mosteiro. Nessa pracinha onde encontramos o rei, há pequenos restaurantes e cafés para almoçar.


6) Hospede-se em Óbidos por 2 dias se chegar à noite, para garantir passar um dia inteiro no local, sem pressa e ir embora descansado no outro dia - é uma vila fortificada linda, com várias opções de hospedagem (eu escolheria ficar dentro da Vila e minha escolha seria a Casa das Senhoras Rainhas). Nas lojinhas tem artesanato e docinhos (os doces de aveiro - com gema mole dentro - são uma delícia). Passeando pela vila, há a opção conhecida do lugar de experimentar o licor de Ginja: "tome a ginja e coma o copo" de chocolate... HUMMMM





7) Saindo de Óbidos descansado, vá para Évora passar o dia - lá tem a Capela de Ossos. Esse, aliás, foi um dos passeios que mais me chocou. As paredes de uma capela inteirinha são ornadas de ossos... Com uma caveira inteira pendurada para "enfeitar"!!! Tive pesadelos à noite... Minha avó nem quis entrar e ficou na igreja "normal" ao lado... Se você é fã de comidas exóticas e gosta de escargots, experimente comer os "caramujos" da região.

Igreja normal ao lado.

Caminho para a parte dos ossos.







Frase mórbida da porta: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos"... CRUZES!!!


8) De Évora, você pode decidir ou se hospedar em Lisboa e continuar com os passeios de lá, ou testar os hotéis boutique com vinícola da região. Eu não consegui ainda, mas já pesquisei bastante e descobri o hotel L'AND VINEYARDS decorado pelo arquiteto brasileiro Márcio Kogan (AMO - ao lado de Isay Weinfeld e Bernardes, forma a trilogia top de hoje em dia na minha opinião). Lá fica o restaurante L'AND (veja aqui o link para o site do hotel) que dizem ser um dos melhores de Portugal. Alguém já foi?

9) Num outro post, conto sobre a Serra da Estrela e o hotel design que fiquei. É também um super destino em Portugal e dá até para brincar numa pistinha de ski se for no inverno, além de ter o melhor queijo do mundo!

EM RESUMO: Dica de roteiro de 12 dias em Portugal, saindo do Porto com destino a Lisboa:

Dia 1) Porto;
Dia 2) Braga - Guimarães (bate e volta do Porto ou hospedagem no local);
Dia 3) Santa Maria da Feira (bate e volta do Porto);
Dias 4 e 5) Coimbra - Fátima (hospedagem no local);
Dia 6) Batalha (manhã - caminho para Óbidos);
Dia 6) Alcobaça (manhã - caminho para Óbidos - almoço);
Dias 6 a 8) Óbidos (hospedagem num hotel da vila por 2 noites);
Dias 8 a 10) Évora (hospedagem em hotel vinícola da região por 2 noites - L'andvineyards).
Dias 10 a 12) Lisboa.


Se tiver mais dias, quando estiver em Coimbra experimente um pulo para a Serra da Estrela, no hotel design Penhas Douradas. Um arraso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário