domingo, 19 de abril de 2015

Viagem de carro pela Europa com bebê - Portugal, Espanha e França. Parte IV - Nosso roteiro e hotéis.

Contextualizando: era julho, verão europeu (temperaturas altíssimas, entre 30 e 40oC), diversos traillers nas estradas e temporada. Portanto, hotéis sempre cheios de turistas e mais caros. Nós estávamos em 5 pessoas, sendo nós (casal), nosso filho de 1 ano e meio, minha avó de 83 anos e a babá com 60...

Percurso da IDA via Google Maps.

Percurso da VOLTA via Google Maps.

Fizemos Porto - Vigo - Verín - Burgos - Biarritz - Bordeaux  - Saint-Emilión -Valladolid - Madrid - Serra da Estrela - Porto.

Saímos do PORTO, em Portugal (em negrito e maiúsculas as cidades que valem a visita).

Meu filho e o Douro! Que saudade de PT!!!

E fomos ao norte, cruzar a fronteira do país com a Espanha. Já em terras hispânicas, paramos em VIGO: uma cidadezinha na fronteira, toda fortificada! Paramos lá para o almoço e para umas voltinhas nas lojinhas da cidade, que têm artesanatos e produtos manufaturados muito legais, como os licores "de merda" e "hijo puta":



Dormimos em Albarellos, no Hotel Gallego (comida bem ruinzinha, hotel velhoooo, mas limpo). Apesar de termos tentado vaga no hotel Parador de Verín, que é o mais legal da região e fica num castelo reformado (gente, esse hotelzinho é LINDOOOO de morrer), ele estava lotado.


Foto do Booking.com


Foto do site Parador de Verín.


Olhem só o naipe do hotel Gallego...rs

Depois fomos até BURGOS, onde passamos o dia. E a cidade é linda e arborizada. A catedral é maravilhosa!






Lá, dormimos num hotelzinho de estrada bem simpático (Hotel Ciudad de Burgos).


Chegamos então ao País Basco, BIARRITZ (a praia mais bonita que já vi e fui na Europa). Almoçamos na Place Saint-Eugénie no hotel de L'Ocean e dormimos no hotel Mercure, já que o Hotel du Palais não tinha vaga! Que graça de cidade! Era verão, então fomos à praia e tudo! E que cidadezinha linda e pitoresca!

Hotel du Palais - foto do site oficial.
Essa senhora elegante é a minha avó em Biarritz!

Passando para um almoço rápido em BORDEAUX (Bordéus em português), seguimos até SAINT-ÉMILION, de onde saem os melhores grand crus da europa! Procuramos uma pousada e nada tinha vaga... Acabamos ficando na vila fortificada mesmo! E ficamos no hotel Au Logis des Remparts, que era demais! Todo em pedra, como as muralhas - o quarto era minúsculo, mas o café ótimo e tinha até piscina. Lindo lindo, com vista pros parrerais!



Fotos do site do Hotel.




Jantamos no La Cote Braisee, numa espécie de caverna cavada nas pedras, sem janelas. Bem diferente! (PS: na França tudoooo fecha muito cedo).


Detalhe do cordeiro servido em uma mini espada.

Tentamos a vinícola Cheval Blanc, mas estavam fechados à visitação!!! Almoçamos na vinícola do Chateau Hotel Grand Barrail, e que almoço! O lugar é demais! E o hotel parece ser também: pelo exterior, é o mais bonito que vimos!!! Mas dizem que o melhor é o Hotellerie de Plaisance.





Fotos do Almoço no Grand Barrail - esta última é do site do Hotel. 

Voltamos e esquecemos de dar um pulo em LOURDES (de Nossa Senhora de Lourdes), que descobrimos depois ser do lado! E minha avó é devota... Então, se forem pra Biarritz e alguém for católico, lembrem de Lourdes ali do lado.

Na volta, passamos em VITÓRIA-GASTEIZ no País Basco, que vale a visita por seus diversos prédios históricos.


Dormimos em Valladolid, no NH Hotel 5 estrelas depois de muitoooo rodarmos. Lá há alguns prédios históricos, mas não ficamos para explorar.

E seguimos a MADRI, onde ficamos por 2 noites, no hotel USA Princesa no El Corte Ingles, na Calle Princesa. O café da manhã era ótimo e a localização também. Fizemos tudo à pé, como ir ao palácio, por exemplo. Jantamos no Botín - restaurante mais velho do mundo, de 1725, e almoçamos num bem simples seguindo na Calle Balién, mas que tinha um arroz de lagosta e uma paella divinos.


Fotos do Hotel USA Princesa do próprio site do estabelecimento - fachada e café da manhã!


Fotos do almoço na Calle Balién!

Decidimos então voltar pela SERRA DA ESTRELA, onde ficamos no Hotel Design Casa das Penhas Douradas, tipo boutique. Foi o melhor da viagem! E a comida também, com direito a jantar degustação com ingredientes locais que foi dos DEU-SES! Falam que no inverno dá pra brincar de esqui...rs




Fotos do site do hotel.

PS: Veja aqui os textos anteriores sobre Viagem de carro pela Europa com bebê:

- O aeroporto de Porto;
- Porto - passeios com as crianças;
- Providências iniciais pra viajar de carro - como o que levar no carro, marca das papinhas e assentos de carro.

PS2: Considerando minha experiência, minha sugestão seria atual seria: Porto - Vigo - Verín - Burgos - Biarritz - Bordeaux  - Saint-Emilión - Lourdes - Saragoça (se animar, dê um pulo em Valência e Ibiza) - Madrid - Salamanca - Serra da Estrela - Porto.

Alguém já fez algum roteiro de carro pela Europa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário