quinta-feira, 17 de julho de 2014

Portugal: um guia sobre os mariscos...

Ah, os mariscos em Portugal...

Acho que não há lugar no mundo melhor para se comer essas iguarias da culinária. Algumas pedem um pouco mais de coragem, pois o aspecto não é dos melhores, como o "percebes" (parece um dedinho putrefeito, credo).

Lá na península ibérica os mariscos não são muito parecidos com os que encontramos por aqui, então vou passar uma listinha deles com uma fotinho, para não ser uma surpresa total quando o prato chegar,,seja em Porto, Lisboa, Cascais, Coimbra, Évora, região do Alentejo ou Douro, já que o próximo post será sobre as marisqueiras em Portugal (restaurantes especializados)...

- Ameijoas - o meu preferido! Amo elas à "bulhão pato" (que é um molho de azeite com bastante coentro) - são feitos na própria conchinha, que abre em duas metades (bivalves). Abaixo, uma foto delas vivas (frescas) e outras à moda que eu falei:




- Percebes (há quem escreva perceves) - bem feinho, costuma vir frio. Eu não gostei muito da consistência (muito borrachudo) e nem do sabor, com muito "gosto de mar"... Mas há quem ame!


Foto do site: http://diasmaisfelizes.wordpress.com/category/o-mais-velho/

- Buzios - Ou caracóis do mar (parecem escargots):


Imagem retirada do site http://portuguese.alibaba.com/product-free/whelk-or-sea-snail-latin-name-buccinum-undatum--123488663.html

- Canilhas - eles ficam dentro de uma concha em espiral bem bonitinha, daquelas que gostamos de achar na praia - para tirar, parece um escargot também de consistência e forma de retirar da concha, que puxamos com o espetinho.



- Sapateiras, Navalheiras e Santolas: Caranguejos que são servidos em pedacinhos temperados ou batidos em forma de creme dentro da carcaça.


Foto de http://www.turismogrove.es/pt/festas/jornadas_da_santola/#sit


Foto de http://pescasub.no.sapo.pt/peixes.htm


Foto da Navalheira e Santola de http://masaladecaxemira.blogspot.com.br/2013/04/coisas-simples-mas-boas.html

Lavagantes: muito parecidos com lagostas (os lagostins por sua vez, parecem lagostas do tamanho de um camarão grande). Há também os cavacos:


Foto de http://pescasub.no.sapo.pt/peixes.htm


Foto de http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com.br/2011/08/cavacos.html

- Chocos: parecem lulas:


Foto de http://outrascomidas.blogspot.com.br/2011/04/amanhar-um-choco.html

- Camarão da Costa: bem pequeninos, servidos frios para limpar na hora no prato:


Foto de http://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g189186-d3935028-i94755541-Adega_do_Testas-Vila_do_Conde_Porto_District_Northern_Portugal.html

PS: O site Conchamar tem fotos e explicações de mais alguns tipos, como lambujinha, berbigão, conquilhas, burries, castanholas e longueirão:



Nenhum comentário:

Postar um comentário