sábado, 5 de julho de 2014

Dica de restaurante - O Cafeína - Um restaurantezinho gourmet no Porto (Portugal).

Uma vizinha que eu amo lá do meu prédio no Porto me indicou o Cafeína, que já estava na listinha da minha pesquisa de restaurantes (colocarei ela no final da postagem, ainda que não tenha ido nos demais). Foi o restaurante que a Dilma Rousseff escolheu para almoçar ao fazer uma parada no aeroporto de Porto (Sá Carneiro) quando estava fazendo escala para Alemanha. Veja a notícia local aqui sobre a passagem da Presidente brasileira por lá.

Esse restaurante fica na Foz (onde o Rio Douro encontra o Oceano), na frente da Praia da Luz, na Rua do Padrão, n. 100.

É uma casa toda de azulejos, restaurada de forma delicada, mantendo externamente a cara das obras arquitetônicas portuguesas da época. Por dentro, um ambiente com madeira escura e toque mais despojado:



Fotos do site oficial.

De entrada, comi um chèvre gratinado com mil folhas, e meu marido comeu um crepe de bacalhau com cogumelos. De principal, meu marido foi de lulas com purê de mandioquinha. Eu, de bacalhau à dilma (homenagem à tal visita da Presidente). E, de sobremesa, um mil folhas de morango... Hummmm. Tudo delicioso (PS: o bacalhau estava melhor que as lulas). Os pratos principais custam entre EUR 18 a 20 na média, as entradas entre EUR 6 e 10 e as sobremesas entre EUR 6 e 7.




Eles possuem outro restaurante na frente, o Terra. Uma amiga espanhola, vizinha de varanda comigo, recomenda, pois há um sushi bar que ela adora! PS: Falando nisso, descobri dois super restaurantes japoneses no Porto! O Gosho e o Gull que vou escrever num próximo post.

A lista dos outros restaurantes que pesquisei no Porto como os melhores foi a seguinte:

1) Cafeína; 
2) Yeatman (tecnicamente em Vila Nova de Gaia - do outro lado do Rio Douro, mas 10 minutos de distância...);
3) Foz Velha;
4) O Porto; e
5) Pedro Lemos (em tese o mais frufru do Porto em si, mas com criticas um pouco ruins no boca a boca...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário