sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Viagem de carro pela Europa com bebê - Portugal, Espanha e França. Parte II - PORTUGAL - Porto.

Chegamos a Portugal e resolvemos ficar uns 15 dias no Porto, onde temos residência.

Ah, o Porto. O Porto é uma cidade do norte de Portugal que se alinha às margens do Rio Douro, e é banhada pelo Oceâno Atlântico.


E as partes mais visitadas de Porto são as proximidades da foz do rio, começando em Matosinhos (onde ficam muitos restaurantes de mariscos), vindo pelo Parque da Cidade, passando pelo farol e Palácio de Cristal e chegando ao Centro histórico da cidade. Do outro lado do rio há Gaia, uma outra cidade, mas que dista apenas cruzar a ponte Arrábida... Lá estão restaurantes beira-rio e as principais adegas de vinho do porto.


Residimos às margens do rio, entre o farol e o Palácio de Cristal, onde passa o bondinho. Então, durante vários dias fiz muita coisa a pé, passeando pelo rio.



Os passeios que fizemos consistiram em almoços de frutos do mar em Matosinhos, passeio pelo Parque da Cidade, visita ao Sealife, andar pela areia da praia (estava pleno verão e chegamos a pegar 36 graus na cidade), passeio nos jardins do Palácio de Cristal, passeios pelo centro para ver os prédios históricos e os doces (o meu pastel de nata preferido é do Guarany), idas à Gaia para visitar as caves de vinho e almoçar ou jantar. E, exclusivamente para adultos, foi a noite de fado num bar do centro.

O Parque da Cidade e o Sealife:

Lindíssimo o local, e os pequenos se divertem muito!!! Há gramados, lagos com patos e muito verde. Recomendo entrar pela portaria da Av. Parque e ir descendo paralelo com a Boavista até chegar a Via do Castelo de Queijo: é possível passar sob a via e chegar à praia, finalizando o passeio num barzinho a beira-mar... (a quem não conhece, a cerveja Superbock é bem gostosa e é Portuguesa).

O aquário é uma graça e meu filho curtiu MUITOOOO, mas é um passeio pago. Passamos por tartarugas, tubarões, arraias... Túneis e tanques pelo caminho. Realmente divertido o Sealife! Depois, é só atravessar a rua e conhecer o Castelo do Queijo.








O Palácio de Cristal tem um jardim incrível, vistas alucinantemente belas, flores lindíssimas, além de animais como patos e pavões soltos no meio da criançada. Fomos pela Rua do Ouro a pé quase morremos pra subir empurrando o carrinho... É possível pegar o bondinho. É láaaaa em cima. Bem alto mesmo.







Já o centro histórico é uma graça, e tem várias opções tradicionais para comer! Além dos pastéis de nata. Visitamos a ponte Dom Luís (é linda a vista lá de cima) e a Estação São Bento e a Igreja da Sé.




Indo entre o centro e a faz, há o Jardim do Passeio Alegre, com um campo de mini golf muito legal!


Na noite de fado fomos ao Típico o Fado, e foi uma delícia jantar ao som de música local - lembro que fizemos reserva antes, pois o lugar é muito turístico e às vezes pode lotar. A noite foi encantadora, os cantores maravilhosos, cantando muitos sucessos de Amália Rodrigues!

O melhor restaurante que comemos na cidade foi A Proa!!! Hummmm


Gaia vai ficar para o próximo post! Depois, vou contar de Braga, Sameiro, Serra da Estrela, Fátima, Serra da Lousã, Óbidos, Lisboa, Valença... Da Capela dos Ossos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário